A cautela deve nortear o processo de classificação fiscal
Área do Cliente
Notícia
O marketing contábil evoluiu e a sua empresa?
O artigo mostra a evolução do marketing para empresas contábeis e como muitas delas não acompanharam essa evolução
Comecei minha trajetória como empresário contábil há 16 anos e me lembro como se fosse hoje quando saí pela primeira vez em busca de clientes de porta em porta oferecendo meus serviços contábeis. Com um cartão impresso numa impressora jato de tinta em papel cartolina serrilhado, pensava que entendia tudo de marketing contábil e poderia captar facilmente minha clientela
Naquela época a informática estava despontando e o diferencial de um escritório contábil era ter cartão a seguinte frase: “Serviço Informatizado”. Na verdade ninguém sabia exatamente o que significava, pois ainda escriturávamos os livros manualmente e datilografávamos os impostos do cliente, mas ter um computador era o diferencial competitivo.
Se alguém afirmar que imaginava como avançaria a tecnologia 15 anos depois, provavelmente essa pessoa está mentindo, pois a única visão futurista que tínhamos como referencia era o desenho dos Jatsons, onde Elroy era o menino que vivia num mundo que eu sonhava um dia viver.
O marketing evoluiu e fiz meu primeiro anúncio em um jornal local comunicando obviamente meu diferencial: “Serviço Informatizado”. Alguns anos depois, mesmo sem saber o real objetivo, coloquei no ar meu primeiro site na internet. Hoje a internet é nossa principal ferramenta para prospecção de novos clientes, mesmo que a maior parte das empresas de contabilidade ainda não dê valor ao seu site contábil.
Foram dezenas modelos de cartões de visita e hoje apesar de toda a evolução do marketing é com ele que me apresento aos novos clientes, tornando inadmissível não possuir um numa reunião de negócios. O e-mail substituiu a correspondência, o e-mail-marketing o folder de papel, mas o cartão de visita continua insubstituível.
Naquele tempo esperava-se que um empresário contábil dedicasse atenção pessoal ao cliente. Ele fazia questão de nos receber, oferecer um café e jogar muita conversa fora. Hoje nem o cliente e muito menos o empresário contábil tem tempo para isso. No máximo um e-mail ou telefonema direto e objetivo para prestar um esclarecimento e nada mais, pois tudo se resumem a business. Se jogar conversa fora é provável que perca o cliente logo em seguida, pois o cliente não tem tempo a perder.
Há cerca de um ano, numa pesquisa de sites contábeis que realizei, encontrei um site informava: “Em breve atendimento 100% virtual”. Gostaria de compreender o significado dessa frase e hoje voltei ao site e notei que ele continua igual. Hoje me pergunto o que significa “em breve” para essa empresa contábil. Em marketing contábil, certas coisas são difíceis de acreditar
Certa empresa, autodenominada como especializada em sites de escritórios contábeis, promove anualmente uma pesquisa para apontar o melhor site contábil do ano. Gosto os sites ganhadores, pois isso me faz pensar, que se eles são os melhores como seriam os piores?
Outra empresa que visitei resolveu publicar fotos do seu escritório em seu site com a seguinte indicação: “estrutura diferenciada”. Se isso é uma “estrutura diferenciada” o que é falta de estrutura? Prefiro que o meu leitor tire suas próprias conclusões observando o link a seguir:
Estudando o marketing realizado por centenas de empresas contábeis que pesquisei, posso afirmar que temos duas realidades: As que compreendem o que é marketing contábil e as que pensam que compreendem. Exemplos não faltam, mas uma das empresas se superou com o seguinte e-mail marketing enviado aos seus clientes:
“Promoção - Indicou ganhou $$$!!!
Prezado Cliente, Amigo, Intermediador!
Esta é uma oportunidade REAL de ganhos ou bônus em suas mensalidades.
Se você indicar clientes ao XXXX e o indicado CONTRATAR os nossos serviços de assessoria/consultoria a 1a mensalidade PAGA por este novo cliente, é CREDITADA EM SUA COBRANÇA.
Esta é uma forma de ganhar e até mesmo reduzir os custos de assessoria.
Além disso, clientes com indicações REGULARES podem ser isentados totalmente de seus honorários mensais.”
Bem, depois desse absurdo acima a única pergunta que me resta fazer é: O marketing contábil evoluiu e a sua empresa?
Notícias Técnicas
Em setembro de 2024, a Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a Instrução Normativa nº 2222, que traz disposições sobre a possibilidade de atualização do valor de bens imóveis para o valor de mercado
Ela inseria dados fictícios nos sistemas da autarquia para obter salários-maternidade irregulares
Membros da segunda fase do PAT-RTC, do qual faz parte o Grupo Técnico 20, tiveram seus nomes oficializados em portaria publicada na segunda-feira (7/10)
O documento está disponível no site Participa + Brasil
Notícias Empresariais
Como as contribuições do microempreendedor não permitem um valor de benefício acima do mínimo, para que elas sejam validadas, é necessário complementar o percentual, pagando a diferença de 15%
Benefício é concedido em caso de internação médica da segurada ou do recém-nascido
Publicação analisa conjuntura do emprego no Brasil e traz dossiê especial sobre os desafios globais discutidos pelo G20, presidido pelo Brasil
O esquema investigado identificou que recursos da ordem de R$ 1,0 bilhão foram depositados em espécie e transferidos para contas bancárias de empresas de fachada
Emitir nota fiscal garante a legalidade das operações, protege consumidores e empresas, fortalece a confiança dos clientes e assegura organização financeira
Notícias Melhores
A implementação da EGC, além de promover a qualificação do corpo funcional, também contribui para o amadurecimento do ambiente corporativo do Sistema CFC/CRCs
O caso aconteceu em Gedling, Nottinghamshire, na Inglaterra
Em Taubaté, aposentado foi abordado em casa por uma suposta entrega de mercadoria. Para fazer a devolução do produto, o golpista pediu que fizesse biometria facial 'por questão de segurança'
O programa oferece cursos online e gratuitos, em módulos que podem ser acessados no site do Sebrae.
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.