Adesão vai até 15 de dezembro de 2024 e inclui pagamento de imposto de renda e multa
Área do Cliente
Notícia
Escritório Contábil: como conquistar novos clientes?
Três anos atrás, quando lecionava em cursos de pós-graduação, passei por um momento bem difícil. Foram duas semanas intensas realizando palestras em diversas cidades do Brasil. Voos longos, poucas horas de sono, má alimentação. Para completar, havia ainda as aulas da pós na sexta-feira, sábado e domingo.
Cansaço, ar-condicionado, sala de aula sem microfone, resultado: perdi completamente a voz. No domingo, estava afônico. A minha grande preocupação eram as três palestras que teria de ministrar a partir da terça seguinte.
Minha ação foi rápida. Procurei uma fonoaudióloga recomendada por um amigo, também palestrante. Esta profissional é referência para quem usa a voz como ferramenta de trabalho, em especial palestrantes e professores. Não pensei duas vezes: paguei o valor da consulta particular. Graças aos exercícios e técnicas aprendidas, consegui cumprir meus compromissos profissionais. Mais ainda, continuei com as consultas por muito tempo até aprender técnicas fundamentais para prevenir novos problemas do gênero.
Nessa situação, jamais me ocorreu procurar um clínico geral. Nem mesmo um profissional de fonoaudiologia que não conhecesse bem os desafios da vida de um palestrante. Fui direto ao ponto. Paguei caro, mas valeu cada centavo.
Contei a passagem acima para ilustrar a relação da atual posição do Brasil como líder mundial de empreendedorismo – segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – com o trabalho dos escritórios contábeis. Outros estudos apontam que mais da metade da nova classe média quer ser dona do seu próprio negócio. Contamos com mais de 9 milhões de empresas legalmente constituídas. A maioria esmagadora é atendida por cerca de 80 mil organizações contábeis.
Entretanto, segundo pesquisa por mim realizada em 2014, apenas 17% dos escritórios contábeis têm atuação especializada em algum perfil de cliente. Além disso, apenas um em cada três oferece serviços personalizados. Para completar o quadro, em torno de 70% afirmaram que seus principais diferenciais eram calcular corretamente os tributos e cumprir com as obrigações legais.
Ora, desde que o mundo foi criado, uma lei continua em vigor: a de mercado. Oferta e demanda. Se há muita gente ofertando um serviço com características muito semelhantes entre si, a concorrência neste mercado é definida pelo preço. Simples assim.
A base de clientes para escritórios contábeis é crescente, dada a busca crescente pelo empreendedorismo como carreira. Mas, os empresários do setor precisam entender esse novo perfil a ser atendido. A pesquisa GEM aponta, há anos, que o novo empresário brasileiro é motivado por oportunidades (70%) e não pela necessidade de subsistência (30%). Quem busca abrir um negócio com esta motivação precisa de apoio não somente para calcular tributos e cumprir com as obrigações. Isto é, demanda apoio em todas as áreas da gestão - da financeira aos recursos humanos.
Além disso, é muito mais exigente quanto à seleção de parceiros. O que realmente o prestador de serviços contábeis pode oferecer a ele, além do óbvio? O contador e seus funcionários entendem a dinâmica do mercado de seu cliente? Falam a mesma língua?
Enfim, se a organização contábil quer conquistar novos clientes, seja a partir de empresas já existentes ou das que estão surgindo, ela precisa se profissionalizar. Entender-se também como empresa. Criar um modelo de negócios competitivo, diferenciado, vencedor. Tornar-se referência em um serviço ou mercado. E isto não se faz da noite para o dia. É preciso muito investimento em planejamento, capacitação em negócios, disciplina e trabalho.
Notícias Técnicas
Manter os dados atualizados no cadastro do INSS é fundamental para que os requerimentos sejam analisados em menor tempo
Nova etapa do PAT-RTC inclui Grupo Técnico que vai tratar do split payment, método de pagamento que segrega, no momento da liquidação financeira da operação comercial, o imposto a ser recolhido
Medida deve gerar uma arrecadação adicional de R$ 16 bilhões no próximo ano
Entenda as regras e como comprovar que sofre a doença
Notícias Empresariais
Artigo para a campanha Outubro Rosa, a respeito dos direitos trabalhistas das mulher com câncer.
Com a publicação da Lei nº 14.973/24, a reoneração da folha será aplicada de forma escalonada, exigindo ajustes no sistema eSocial para minimizar os impactos sobre empresas e municípios.
Este é o primeiro caso de estabelecimento da integração de identidade digital transfronteiriça da América Latina
Mudanças no Portal Único de Comércio Exterior têm potencial de gerar economia de mais de US$ 40 bilhões por ano de economia para os operadores de comércio exterior do Brasil
Mais de 3 mil empresas foram notificadas por discrepâncias tributárias e têm prazo para ajuste antes da imposição de penalidades.
Notícias Melhores
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.
A adoção de práticas de Compliance sólidas não apenas fortalece a empresa contábil internamente, mas também gera um impacto significativo na relação com seus clientes
No Brasil, a contratação de um contador não é apenas uma prática recomendada, mas uma exigência legal para candidatos e partidos políticos durante as campanhas eleitorais
A Sociedade Anônima é uma empresa onde o capital é dividido em ações
Microempresas compõem uma grande parcela dos tipos de negócio no Brasil. Principal característica é o faturamento, de até R$ 360 mil