Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Com queda na Selic, quem tem plano de previdência também deve se preocupar
Quem investe em plano de previdência também deve ficar preocupado com as reduções na taxa básica de juro, a Selic.
Flávia Furlan Nunes
"Parte do investimento em plano de previdência vai para título público. Os planos trabalham com 6% de retorno real ao ano. Se começa a cair a Selic, essa remuneração cai. Ou sua aposentadoria vai ser menor, ou vai demorar mais para você atingir o seu objetivo", explicou o economista-chefe da corretora Liquidez, Marcelo Voss.
Para o ex-presidente da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e diretor da consultoria atuarial Assistants, Paulo Mente, o que acontece nos planos de previdência é que as pessoas trocam cotas por renda no futuro. Diante da baixa rentabilidade, o que as pessoas devem fazer é comprar mais cotas. "Se quiser garantir uma renda maior, tem de pensar em aumentar os depósitos", explicou.
Fechada versus aberta
Para Mente, existe um impacto diferente nos planos de previdência fechados (aqueles realizados junto à empresa) e os abertos (oferecidos pelos bancos). Enquanto o primeiro tem um horizonte de longo prazo, o segundo tende a ser usado também para o alcance de objetivos no curto prazo.
"A queda da Selic influencia momentaneamente os planos fechados, mas não assusta, mesmo porque são feitos ajustes. No banco, é diferente, porque a filosofia não é como no empresarial, que pensa na aposentadoria mesmo. No banco, pensa-se em menor prazo, para poder usufruir dele antes da aposentadoria na maioria das vezes. Então, o efeito da crise é mais importante", explicou o ex-presidente da Abapp.
Em relação aos ajustes realizados nos planos de previdência, ele afirmou que são na tábua de mortalidade, adaptada à conformidade demográfica, mas também nas taxas de juros. "Os planos trabalham com 6% de retorno real, mas vai cair", afirmou Mente.
Mal adaptados
De acordo com ele, os depositantes de planos de previdência se acostumaram mal nos últimos anos, uma vez que as expectativas de ganho estavam altas por uma distorção na taxa de juro brasileira, que agora está em direção ao patamar mundial.
Agora, não só a crise na Bolsa de Valores - uma vez que parte dos recursos dos planos estão em renda variável -, como a redução na taxa de juro devem afetar os planos no curto prazo. "Eu creio que, se não tiver resgates, haverá estagnação no processo de venda. O movimento de captação chegou a ter aumento de 20% ao ano há três anos. Isso foi consequência da rentabilidade, e hoje estamos tendo o movimento contrário", finalizou Mente.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.