Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Apesar de longe do ritmo de 2008, atividade industrial inicia retomada
A indústria brasileira começou em março a dar sinais de recuperação
A indústria brasileira começou em março a dar sinais de recuperação, mas ainda longe de recuperar o ritmo do ano passado. A percepção das empresas sobre o nível de demanda do mercado global no mês passado foi a maior desde novembro de 2008, com crescimento de 6,1% sobre fevereiro deste ano. Segundo sondagem da indústria realizada pela da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 11,9% das companhias consideraram que o nível de demanda estava forte em março, enquanto em fevereiro o percentual foi de 4%.
O resultado é puxado pelo mercado interno, onde a demanda está forte para 13,3% das companhias, mais que o dobro dos 6% de fevereiro. A percepção de que o mercado externo está fraco, porém, aumentou de 40,2% em fevereiro para 46,9% em março, o pior resultado desde janeiro de 1983.
"A indústria ainda está muito fraca, mas está começando a se recuperar, saindo do fundo do poço", diz Aloisio Campelo, coordenador da sondagem. Outro indício de que a produção se recupera é que a utilização da capacidade instalada parou de cair. O índice passou de 77,6% em fevereiro para 77,7% em março.
A pequena recuperação da produção industrial também dá sinais no nível dos estoques. O número de empresas que dizem estar com estoques insuficientes ainda é baixo, 1,8%, mas mantém a tendência de alta iniciada em fevereiro, quando o resultado foi de 0,1%. O percentual das que consideram os estoques excessivos ficou estagnado, passando de 17,5% em fevereiro, para 17,9% em março. Os segmentos que estão com mais dificuldade de ajustar os estoques são os de mecânica e de celulose, papel e papelão. O setor de materiais de transportes está entre os que se recuperam, como consequência da redução recente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A projeção de que a produção deverá crescer nos próximos três meses cresceu 9,7% em março em relação a fevereiro. Para 27,7% das indústrias, a produção prevista será maior, percentual que só não supera o resultado de outubro, considerando o período da crise. O número de empresas que acham que a produção será menor, por sua vez, caiu de 27,1% em fevereiro para 19,9%. O índice de confiança da indústria cresceu 2,2% em março sobre o mês anterior.
O cenário, porém, ainda não se mostra suficiente para a indústria pensar em recontratar ou investir. A percepção das empresas sobre a situação atual dos negócios caiu 0,7% sobre fevereiro.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.