Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
BNDES reduz taxas de juros de empréstimos
Em mais uma tentativa de dar fôlego aos investimentos do setor produtivo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou ontem a redução da taxa de juros em parte de seus financiamentos.
De acordo com o presidente do banco, Luciano Coutinho, a iniciativa foi possível graças à queda no custo do capital repassado pelo Tesouro Nacional, reflexo dos cortes na taxa básica de juros. As operações eram feitas a um custo anual de 2,5% mais a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). A taxa continua igual, mas a remuneração adicional caiu para 1% ao ano.
As linhas beneficiadas, segundo Coutinho, foram as que sofreram com o repasse da alta do custo de captação por causa da crise financeira. "Quando houve o encarecimento do custo da captação, por conta da escassez de crédito internacional, decidimos preservar linhas que considerávamos mais nobres, como as voltadas para infraestrutura e novas unidades produtivas. Em compensação, o repasse do encarecimento do crédito foi feito para linhas de curto prazo, como o empréstimo-ponte e capital de giro", explicou.
As taxas dos empréstimos-ponte caíram de até 12,7% ao ano para entre 7,25% e 8,25%. Os juros para capital de giro, que custavam 14,5% ao ano, caíram para 10,25% e as linhas para exportação na modalidade de pré-embarque, de 8,75% ao ano para 7,25%.
Coutinho informou ainda que haverá redução nas taxas de juros para financiamentos de máquinas e equipamentos (Finame), operações de leasing, compra de equipamentos usados e aquisição de caminhões. "Isso será feito nos financiamentos concedidos ao custo de TJLP mais 2,5% ao ano. As operações serão feitas, a partir de agora, a um custo de TJLP mais 1% ao ano."
No entanto, os spreads (diferença entre a taxa de captação e a cobrada dos clientes) do BNDES, que variam de 0,9% ao ano e 1,8% ao ano, não foram reduzidos. Quando o financiamento não é contratado diretamente com o BNDES e é feito pela figura de um agente repassador, o custo pode ser encarecido em 4%.
As reduções valerão somente para os financiamentos liberados após à publicação da Medida Provisória, que deve ocorrer no Diário Oficial de hoje. Segundo Coutinho, os cortes não devem afetar o caixa do banco, o impacto "será neutro". Ele acrescentou que "o banco até poderia esperar uns três meses e ficar com parte do barateamento do custo do crédito, mas decidiu repassá-lo imediatamente aos clientes."
O presidente do BNDES descartou que os cortes abram caminho para uma possível redução na TJLP, mantida em 5%, desde 2007. "A TJLP é calculada com base na previsão de inflação, que tem se mantido em torno de 4%. Enquanto essa projeção não mudar, não há motivos para que ela seja reduzida."
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)