PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Copom se reúne para decidir se diminui mais ou mantém a Selic em 8,75% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realizou hoje (1º) a sexta reunião do ano para definir os rumos da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,75% ao ano, o nível mais baixo de todos os tempos.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realizou hoje (1º) a sexta reunião do ano para definir os rumos da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,75% ao ano, o nível mais baixo de todos os tempos. A taxa remunera os títulos públicos federais depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).
A reunião é desmembrada em dois dias, e só amanhã (2), no início da noite, será anunciado o posicionamento do colegiado de diretores do BC. Mas, se depender da sinalização dada na ata da última reunião do Copom, realizada nos dias 9 e 10 de junho, a taxa deve permanecer em 8,75%, encerrando um ciclo de afrouxamento da política monetária, iniciado em janeiro deste ano quando a Selic estava em 13,75%.
Esta é, pelo menos, a interpretação dos analistas financeiros ouvidos em pesquisa do BC, na última sexta-feira (28), para saber as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia. A pesquisa deu origem ao boletim Focus, divulgado ontem (31), onde a maioria dos analistas aposta na manutenção da taxa básica de juros em 8,75%.
Essa é a expectativa do economista José Góes, da corretora Win Trade. Ele disse que “existem fortes chances do Copom não promover um novo corte” da taxa Selic. “Como a maioria dos indicadores mostra que a retomada da economia brasileira já está em vigor, o Copom deve, de fato, encerrar o ciclo de afrousamento monetário”, afirmou.
De acordo com Góes, apesar do bom comportamento dos preços no curto prazo, o BC deu claros sinais na ata da reunião passada de que o atual patamar de taxa de juros, por hora, estimula a economia e é compatível com o atual quadro inflacionário. “Desta forma, a reunião do Copom desta semana não deve trazer grandes surpresas”, disse.
A economista-chefe do banco Fibra, Maristella Ansanelli, também acredita que o Comitê vai manter a taxa atual. Segundo ela, a ata da reunião anterior manifestou intenção de encerrar o ciclo de flexibilização da política monetária. Isso, aliado à ausência de mudanças importantes no cenário macroeconômico de lá para cá, “torna a decisão pela manutenção a mais provável”, afirmou.
Maristella Ansanelli disse ainda que não vê pressões inflacionárias em 2010. Razão porque acredita na manutenção do patamar de juros básicos também ao longo do próximo ano. A perspectiva para 2011, porém, é de “possível alta da Selic, especialmente por causa de uma política fiscal exageradamente expansionista”, completou.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável