PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Juro para o consumidor cai pelo 9º mês seguido
Agosto foi o nono mês consecutivo de redução do juro ao consumidor.
Fernando Nakagawa e Fabio Graner
Agosto foi o nono mês consecutivo de redução do juro ao consumidor. Dados divulgados ontem pelo Banco Central mostram que a taxa média cobrada pelos bancos nos empréstimos a pessoas físicas recuou de 44,9% ao ano, em julho, para 44,1% no mês passado.
A redução em agosto foi concentrada em linhas tradicionais, como o cheque especial, na qual o juro caiu expressivos 6,3 pontos porcentuais. Em igual trajetória, as taxas do crédito pessoal e do financiamento de veículos também caíram e estão, agora, no nível mais baixo da série estatística do BC, iniciada em junho em 2000.
No cheque especial, por exemplo, o juro recuou de 167,3% ao ano, em julho, para 161% em agosto. A situação é ainda mais favorável no crédito pessoal, que cedeu de 44,8% para 44,3%, e no financiamento de veículos, que caiu de 26,9% para 26,2%.
As condições de empréstimo às pessoas físicas estão cada vez mais favoráveis, segundo o BC, porque a recuperação do mercado de trabalho e da liquidez no sistema financeiro permitem que bancos reduzam as margens de ganho que obtêm nas operações de crédito - o chamado spread bancário, que é a diferença entre o custo de captação e a taxa de juros cobrada pelo banco.
No cheque especial, por exemplo, a redução de 6,3 pontos na taxa de juro é reflexo da redução de 6,1 pontos porcentuais do spread. No crédito pessoal, o juro cedeu 0,5 ponto porque a margem do banco diminuiu 0,7 ponto.
O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, comentou que a queda do spread é reflexo da melhora da inadimplência dos clientes. Ao contrário do que ocorre nos financiamentos empresariais, a inadimplência das pessoas físicas caiu pelo segundo mês seguido, de 8,5%, em julho, para 8,4% em agosto.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável