Os empregadores devem atualizar seus sistemas para um novo padrão a partir de 2026. A utilização dos ambientes web do eSocial, inclusive os módulos simplificados, não será impactada
Área do Cliente
Notícia
Desbloqueio deve elevar preço de celulares
As regras da Anatel não põem fim à cobrança de multa caso o cliente fidelizado decida trocar de operadora, rompendo o prazo de 12 meses.
O mercado de telefonia celular rachou com a decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de tornar obrigatório e gratuito o desbloqueio de celulares.
Oi e TIM apoiam a decisão da agência e já implementaram um novo modelo de negócios baseado na venda de chips e promoções. Claro e Vivo aguardam a publicação da medida no "Diário Oficial da União", prevista para segunda-feira, para definir sua estratégia.
Ambas ainda investem bastante na venda de telefones bloqueados com subsídio, uma forma não só de atrair novos clientes pós-pagos como de gerar tráfego e receita ao fidelizá-los à companhia por um ano.
As regras da Anatel não põem fim à cobrança de multa caso o cliente fidelizado decida trocar de operadora, rompendo o prazo de 12 meses. Mas, na prática, abre caminho para que um cliente com aparelho subsidiado por uma operadora use o chip da concorrente. E isso significa perda de receita, pois a companhia não terá tráfego.
É exatamente por isso que Claro e Vivo devem aumentar os preços de celulares aos clientes pré-pagos, que respondem por 80% da base de assinantes.
Embora o subsídio aos aparelhos de assinantes pós-pagos seja maior que o do pré-pago, as chances de perdas de receita são menores. Isso porque, além de o subsídio já estar embutido no preço dos planos, a mensalidade referente ao pacote de minutos será descontada de qualquer forma, quer o cliente utilize ou não a operadora.
Analistas acreditam que a regra da Anatel irá modificar a configuração do mercado. "O subsídio de aparelho fazia sentido quando as teles começaram a se instalar no país", diz Juarez Quadros, ex-ministro das Comunicações e hoje sócio da Órion Consultores. "Hoje elas só tomam clientes umas das outras da base de pós-pagos. Não é mais o aparelho que atrai um assinante."
Preço faz diferença
Quando um aparelho é desbloqueado, o assinante pode utilizar qualquer chip para fazer ou receber chamadas. É o que faz boa parte dos clientes pré-pagos com aparelho desbloqueado como forma de se beneficiar falando entre celulares da mesma operadora.
Toda vez que uma operadora chama um telefone da concorrente, existe a cobrança de uma tarifa de interconexão, algo que encarece bastante a chamada.
Oi e TIM defendem que o cliente deve ter a liberdade de escolher a operadora e preparam promoções para estimular as chamadas dentro da própria operadora para qualquer lugar do país. Claro e Vivo não quiseram se pronunciar.
Notícias Técnicas
Rendimentos tributáveis até R$ 7.350,00 (sete mil, trezentos e cinquenta reais) terão redução do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física IRPF
É importante lembrar que não haverá DIRF em 2026. E o fim desta obrigação acessória trouxe pontos que já mereciam atenção desde o começo de 2025, com entregas mensais via eSocial e EFD-Reinf
STJ valida arbitramento da base do ITCMD quando o critério legal inicial não refletir o valor de mercado
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil aponta que Reforma vai onerar a grande maioria dos produtores
Notícias Empresariais
Em um mundo cheio de ruído, a empresa que decide o que merece atenção ganha vantagem
Permitir que alguém trabalhe no que faz de melhor não é gentileza. É estratégia
Relatório Tendências 2026, da Newnew, aponta que a aprendizagem corporativa entra em uma fase estratégica marcada por IA
Psicólogos organizacionais dizem que isso não é uma anomalia, é uma característica de como muitas empresas avaliam liderança
Os dados abrem espaço para vantagens competitivas, novos mercados, decisões mais precisas e experiências realmente transformadoras
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional