Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Tiradentes é o último feriado prolongado do primeiro semestre; confira os direitos do trabalhador
A próxima quinta-feira, 21, é feriado nacional e o último prolongado nesse primeiro semestre.
A próxima quinta-feira, 21, é feriado nacional e o último prolongado nesse primeiro semestre. Isso significa que se você deseja aproveitar alguns dias de descanso terá que desfrutar desse período, mas, antes, confira quais os direitos do trabalhador em períodos como esse.
Tiradentes é o último feriado prolongado do primeiro semestre; confira os direitos do trabalhador (Imagem: FDR)
É muito comum que um feriado caia na quinta-feira e os trabalhadores brasileiros logo façam planos para emendar com a sexta e aproveitar um período maior de descanso.
Como amanhã, 21, é o último feriado prolongado desse primeiro semestre, o próximo acontece apenas em 15 de novembro quando é comemorada a Proclamação da República, a expectativa é alta.
De modo geral, as empresas decidem se vão emendar ou não.
Pelo Diário Oficial da União de ontem, 19, para os servidores federais será ponto facultativo.
Isso significa que os gestores de cada órgão devem decidir se emendam ou não.
ireitos do trabalhador no feriado prolongado
Confira o que a advogada Larissa Salgado, sócia da área trabalhista do escritório Silveiro Advogados falou sobre esse assunto ao Folhapress.
1.Não há prejuízo para o trabalhador
As folgas remuneradas são direito do trabalhador brasileiro, a advogada afirma isso quanto a quinta-feira.
Se a empresa que você trabalha não vai dar folga na sexta, a recomendação é que você converse diretamente com o seu chefe para saber sobre a possibilidade de estender.
“Só a quinta-feira é feriado, sexta é um dia normal de trabalho”, afirma a advogada.
Vale lembrar que a empresa pode decidir dar folga remunerada ou não na sexta-feira, e decidir se vai exigir que os funcionários compensem as horas.
2. A empresa é obrigada a liberar o funcionário no ponto facultativo?
Não, mas, se ele decidir liberar os colaboradores, não há punição nem desconto. Por outro lado, se for considerado um dia de trabalho normal, a carga horária será considerada normalmente, sem ser considerada como hora extra.
3.Carnaval no feriado
Em muitos lugares do Brasil esse feriado será utilizado para a comemoração do Carnaval.
No entanto, isso não muda em nada o fato de que a empresa não é obrigada a liberar os funcionários.
Caso o funcionamento tenha acontecido normalmente durante o período em que, teoricamente, o carnaval aconteceria, os trabalhadores podem negociar com os gestores a folga.
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)