Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Sebrae e Ministério das Mulheres firmam parceria para impulsionar empreendedorismo feminino
Mês de março será dedicado ao empreendedorismo feminino, com diversas oportunidades e atividades.
Em uma reunião realizada na última terça-feira (20), a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, anunciaram uma parceria estratégica para impulsionar o empreendedorismo feminino no Brasil.
O acordo visa unir esforços e recursos dos programas Cidade Empreendedora e Plural, uma nova iniciativa do Sebrae, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e combater a misoginia através do fomento aos negócios liderados por mulheres e outras minorias.
De acordo com a ministra Cida Gonçalves, um dos principais desafios enfrentados atualmente é a ampliação do alcance das políticas públicas voltadas para as mulheres.
"Hoje temos menos de 300 instituições dedicadas a efetivar as medidas do governo federal para este público. Precisamos do apoio do Sebrae para disseminar essas ações e garantir a participação de todos os municípios brasileiros", afirmou.
O Programa Cidade Empreendedora já está presente em 3 mil municípios e, segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a instituição será fundamental para difundir os projetos e ações do Ministério das Mulheres.
"Estamos falando em igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão. O Sebrae, como uma das marcas mais fortes do país, precisa se engajar nos grandes desafios que o Brasil enfrenta. Avançar no combate à misoginia é uma prioridade que requer o compromisso de nossa instituição", ressaltou Lima.
Empreendedorismo feminino
A ministra Gonçalves destacou ainda a importância de abordar dois eixos fundamentais dentro das políticas públicas: a inclusão das mulheres em situação de vulnerabilidade e a busca pela igualdade salarial.
"O empreendedorismo tem sido um aliado poderoso para muitas mulheres que buscam complementar a renda familiar, seja através da venda de produtos como bolos e marmitas, ou de outros negócios", lembrou.
Presente na reunião, a coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, explicou que o programa do Sebrae atende cerca de 100 mil mulheres por ano, oferecendo não apenas capacitação, mas também apoio para fortalecer a autoconfiança e orientações sobre como lidar com o preconceito.
"Acreditamos que a liberdade feminina pode ser alcançada por meio da autonomia financeira", afirmou Malheiros.
Décio Lima anunciou que o Sebrae dedicará o mês de março ao empreendedorismo feminino, com um calendário repleto de atividades.
Entre elas, estão previstas uma campanha publicitária sobre o tema, o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que no ano passado recebeu 4 mil inscrições, a disponibilização de uma cartilha sobre violência contra a mulher e o lançamento do curso "Mulheres em Foco", direcionado às empreendedoras ou aquelas que planejam empreender.
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)