Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
Área do Cliente
Notícia
Tesouro e Caixa lançam capacitação para formação de lideranças femininas em finanças públicas
Curso é voltado a servidoras e empregadas públicas de estados e municípios. Alunas que se destacarem participarão de atividade presencial na Universidade Harvard, nos EUA
O Tesouro Nacional e a Caixa lançaram na terça-feira (29/10) capacitação em finanças públicas destinada a servidoras e empregadas públicas de estados e municípios. A iniciativa, financiada com contrapartidas de garantias do Tesouro Nacional, objetiva a formação e fortalecimento de lideranças femininas ao promover o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas necessárias à ocupação de espaço de decisão nas áreas de finanças públicas desses entes.
Com mais essa iniciativa, o Tesouro Nacional se consolida como impulsionador de parcerias e inovações visando apoiar o desenvolvimento profissional de servidoras e servidores nos estados e municípios, o que resultará em mais inovações, serviços de melhor qualidade e mais eficientes para a população", afirma o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
A capacitação, gratuita para as agentes públicas de entes subnacionais, tem conteúdo produzido pelo Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa. Será ministrada por meio de plataforma à distância (EAD) com aulas síncronas, permitindo a participação de servidoras e empregadas públicas de todas as regiões. O primeiro módulo conta com uma carga horária de 144 horas de aulas transmitidas ao vivo e 12 horas para desenvolvimento do projeto aplicado nas áreas de atuação das alunas.
As inscrições devem ser feitas pelos estados e municípios no período de 7 a 12 de novembro, no site da Caixa, onde está detalhado o cronograma
Segundo a secretária adjunta do Tesouro Nacional, Viviane Silva Varga, “queremos oferecer esta oportunidade a mulheres de realidades distintas, permitindo que aquelas de lugares remotos e municípios pequenos participem deste curso e tenham até mesmo a experiência de estudar em Harvard. Isso as empoderará a perceber seu potencial e que elas podem e devem estar ali. Além disso, essas mulheres levarão consigo experiências enriquecedoras para suas cidades, aplicando-as em políticas públicas, gestão fiscal e financeira, gerando efeitos multiplicadores significativos em suas comunidades."
Além da oportunidade de aprendizado nas aulas à distância, as alunas que obtiverem a melhor avaliação no projeto aplicado participarão de um curso presencial na Universidade Harvard, localizada na cidade de Cambridge/EUA. Essa imersão permite que as participantes aprendam as melhores práticas internacionais e expandam seus horizontes profissionais em um ambiente altamente inovador.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, reforça que a capacitação de mulheres “gera novas oportunidades de progresso em suas carreiras o que contribui para um ambiente corporativo com mais engajamento e propício à inovação em políticas públicas e ao desenvolvimento de soluções inclusivas”.
Elas Lideram 2030
Capacitar mulheres para ocuparem cargos de gestão vai ao encontro do movimento Elas Lideram 2030, coliderado pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU Brasil, que busca a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres em mais de 1,5 mil empresas com objetivo de levar mais de 11 mil mulheres para cargos de alta liderança dentro das companhias até 2030.
A iniciativa também está alinhada aos objetivos do Tesouro Nacional de promoção da liderança feminina e da igualdade de gênero. No âmbito da instituição, diversas ações foram implementadas para fortalecer a presença feminina em postos de alto escalão e de poder decisório e combater a atual disparidade de gênero na distribuição das principais posições hierárquicas na estrutura do órgão. No Brasil, o Tesouro Nacional foi o primeiro órgão público a aderir ao Selo PNUD de Igualdade de Gênero para Instituições Públicas, que destaca os esforços de organizações públicas para avançarem na contribuição da igualdade de gênero dos países.
A capacitação, operacionalizada pela Caixa, ocorre no âmbito das Portarias MF nº 808/2023 e STN/MF nº 1.478/2023, normativos do Ministério da Fazenda que visam fomentar o apoio das instituições financeiras a estados e municípios em temas de gestão pública. De acordo com os normativos, a concessão de garantias da União em operações de crédito contratadas pelos estados, Distrito Federal e municípios está condicionada a contrapartidas das instituições financeiras.
Notícias Técnicas
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)