Relatório da Secretaria de Política Econômica traz dados sobre o desempenho fiscal de 2023 e uma prévia do resultado de 2024, com dados até setembro
Área do Cliente
Notícia
Como prevenir fraudes utilizando pagamento por aproximação?
O consumidor precisa adotar alguns cuidados para que a comodidade do pagamento não se transforme em prejuízo
A facilidade dos pagamentos por aproximação caiu no gosto dos brasileiros e se tornou um dos principais meios de transação no País. Porém, assim como acontece em outras modalidades de pagamento, o simples ato de aproximar o cartão de crédito físico para comprar produtos e serviços pode oferecer riscos ao consumidor.
Esse tipo de abordagem costuma acontecer em locais com alta aglomeração de pessoas. Francisco Gomes Júnior, advogado-sócio da OGF Advogado e presidente da ADDP, sugere às pessoas o uso de capinhas de proteção para os cartões físicos de crédito que impedem a leitura da maquineta. A outra dica é andar apenas com cartões que tenham a função de crédito e sem vínculo com a sua conta bancária.
“A compra em crédito permite o estorno de compras não reconhecidas e um cartão não ligado a nenhum banco impede operações que possam atingir sua conta bancária”, diz Gomes Júnior. A outra orientação é conferir sempre os valores que constam na máquina de cartão de crédito, antes de efetuar o pagamento, e pedir o comprovante da transação.
José Luiz Santana, head de segurança do C6 Bank, sugere também que, em nenhuma hipótese, o consumidor entregue o cartão físico para o vendedor ou lojista. Segundo ele, são nessas ocasiões que os consumidores ficam sujeitos a golpes com o lançamento de débitos indevidos com pagamentos por aproximação.
“Uma tática que é muito utilizada é informar ao consumidor que precisa ir para outro local porque a maquininha não está pegando sinal e, por isso, não consegue efetuar o pagamento”, ressalta Santana. Dado o risco, o especialista em segurança do C6 Bank orienta as pessoas a cadastrarem os seus cartões de crédito na wallet dos seus smartphones e utilizar o pagamento por aproximação apenas pelo celular. Segundo ele, além de reduzir as possibilidades de golpes financeiros, o cartão de crédito só fica ativo após o desbloqueio da senha do celular.
Notícias Técnicas
Empresas podem conceder espontaneamente vantagens a seus empregados sem autorização judicial
Portaria MTE nº 240/2024 define obrigatoriedade do recolhimento exclusivamente pelo FGTS Digital
Medida será definida nesta quinta-feira, em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social; limite atual é de 1,66% ao mês
Prazo oficial para buscar os recursos terminou em 16 de outubro. Com isso, os valores foram remetidos ao Tesouro Nacional. Mas existe, ainda, um prazo extra para contestar esse recolhimento.
Notícias Empresariais
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Em novembro de 2024, a produção industrial nacional mostrou redução de 0,6% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Este é o segundo mês de queda, período em que a indústria acumulou perda de 0,8%
Para se proteger, é primordial nunca fornecer dados bancários pelo telefone
O comunicado oficial emitido pela instituição financeira traz informações especialmente sobre o novo golpe do falso e-mail. A fraude consiste no roubo de senhas e dados dos clientes do Banco do Brasil.
O consumidor precisa adotar alguns cuidados para que a comodidade do pagamento não se transforme em prejuízo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.