Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas
Área do Cliente
Notícia
AL - Prazo para Parcelamento Incentivado termina hoje.
Ingresso no programa pode ser hoje; pendências poderão ser divididas em até 120 vezes, com abatimento de multas e juros
Os contribuintes alagoanos têm até hoje para ingressar no Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O prazo, que terminava em julho, foi prorrogado por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28). Com isso, poderão ser divididos em até 120 meses débitos fiscais não liquidados junto à administração estadual.
A iniciativa compreende os Impostos sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICM) e sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). As pendências, no entanto, só podem ser decorrentes de fatos geradores ocorridos até 30 de junho de 2008.
Para participar, é necessário entrar com um pedido junto à Sefaz. O documento pode ser protocolado nas unidades de atendimento da secretaria ou na Procuradoria da Fazenda Estadual - caso esteja inscrito na dívida ativa. Junto com o requerimento, ainda é necessário apresentar outros documentos, como cópia da identidade, CPF ou CNH e Termo de Reconhecimento de Débito.
Depois disso, a empresa será comunicada, através do Diário Oficial, para, no prazo de cinco dias úteis, concluir a formalização de ingresso no PPI. O benefício, entretanto, não será concedido quando constatadas irregularidades na entrega da Declaração de Atividades do Contribuinte (DAC). Caso o interessado já tenha um parcelamento em curso - exceto os cancelados até 31 de março de 2009 -, o pagamento só poderá ser feito em diversas parcelas se ele não tiver sido favorecido anteriormente por dispensa ou redução de juros ou multas.
O atendimento aos interessados será realizado nos postos da Secretaria da Fazenda nas dez Gerências Regionais de Administração Fazendária (GRAF), situadas nas cidades de Maceió, Porto Calvo, União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Quem estiver na capital pode dirigir-se, ainda, ao prédio sede da Sefaz.
Vale lembrar que o parcelamento dos débitos traz uma série de vantagens: as empresas que optarem pela liquidação em 60 meses terão redução de 80% nas multas e 60% nos juros; já as que preferirem o parcelamento em até 120 vezes, terão redução de 65% e 50%, respectivamente. Para os que quiserem pagar tudo em parcela única, a redução será de 95% no valor das multas e 80% nos juros.
Para o diretor de Tributação da Fazenda, Ronaldo Rodrigues, os contribuintes têm muito a ganhar com o PPI. "Embora o número de parcelas seja menor que o do Programa de Parcelamento Incentivado lançado em 2007, desta vez a redução de multas e juros é bem maior, o que facilita muito para as empresas interessadas em pagar suas dívidas fiscais junto à administração", diz ele.
Todos os detalhes do Decreto nº 4.185/2009 podem ser conferidos na página um do Diário Oficial do Estado desta segunda ou, ainda, no site www.cepal-al.com.br . Para mais informações, basta entrar em contato com o Call Center da Fazenda, pelo telefone 0800-284-1060.
por Larissa Bastos
Notícias Técnicas
Cashback, Imposto Seletivo, cesta isenta entram gradualmente em vigor
Número de processos sobre o assunto aumentou cerca de 20% em relação ao ano anterior
Os resultados indicam que cerca de 20,6 milhões de famílias estão em extrema pobreza, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões em 2024
Tensões geopolíticas, custos crescentes das mudanças climáticas e problemas de dívida não resolvidos colocam os mercados de trabalho sob pressão, afirma a Organização Internacional do Trabalho.
Notícias Empresariais
Mudanças na gestão financeira e contábil para o setor da saúde
Com forte alta na arrecadação e cortes em gastos, Governo Central registra déficit de 0,6% do PIB
Pesquisas serão divulgadas na quinta (16) e na sexta (17), às 10h
A ideia é que possíveis candidatos verifiquem seu grau de qualificação para a função antes de aplicar, reduzindo o número de candidaturas incompatíveis.
Haddad afirmou ainda que o governo vai editar uma MP para garantir que o Pix não será taxado e proibir diferenças de cobrança entre dinheiro vivo e Pix
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional