De 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de batimento de informações. INSS não bloqueará pagamentos por falta de comprovação de vida
Área do Cliente
Notícia
AL - Escrituração Fiscal Digital é prorrogada para julho
Novidade é válida para contribuintes obrigados à sistemática em janeiro de 2010; envio de arquivos retroativos também é dispensado
Boa notícia para os contribuintes que entraram na lista dos obrigados à Escrituração Fiscal Digital (EFD) no mês de janeiro deste ano. Com a Instrução Normativa SEF nº 21/2010, publicada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) no Diário Oficial desta quarta-feira (26), a obrigatoriedade passa a valer apenas a partir de 1º de julho de 2010.
O responsável pelo projeto, Kleberson Lima, explica que a prorrogação aconteceu devido aos vários pedidos encaminhados por empresas e contadores. “Muitos alegaram que só teriam o sistema em maio ou junho, o que tornaria o envio complicado. A questão foi estudada e a administração da Fazenda entendeu que seria melhor promover esse adiamento”, afirma.
O assunto foi um dos grandes questionamentos da edição mais recente do Fórum “A Sefaz e a Sociedade”, realizada no último dia 11 de maio, na Casa da Indústria. Segundo Kleberson, apesar de o prazo para envio dos arquivos terminar apenas em junho, os estabelecimentos teriam que apresentar todos os retroativos a contar a partir de janeiro.
“Eles estavam obrigados desde o início do ano, mas tinham até junho para entregar as escriturações, de forma retroativa, para a Secretaria da Fazenda. Agora, esses contribuintes ficam dispensados da obrigação de mandar os retroativos e só começarão a utilizar a Escrituração Fiscal Digital no segundo semestre de 2010”, diz o responsável pelo projeto.
Com isso, as empresas devem continuar escriturando seus livros da maneira tradicional – manual ou por processamento eletrônico de dados – dentro dos moldes do Convênio ICMS 57/95, que dispõe sobre o assunto. A prorrogação, no entanto, é válida somente para as que estiverem presentes no anexo II da Instrução Normativa SEF nº 46/2008, que regulamenta o início da EFD em Alagoas.
Todos os nomes da lista podem ser conferidos por meio do sistema de Tributação Online da Fazenda, acessado no endereço http://tol.sefaz.al.gov.br. Já os detalhes da Instrução Normativa SEF nº 21/2010 estão disponíveis no Diário Oficial desta terça-feira ou, ainda, no site www.cepal-al.com.br.
Para mais informações, os contribuintes podem entrar em contato com a secretaria no telefone 0800-284-1060.
EFD – Implantada em Alagoas em 2009, a Escrituração Fiscal Digital faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), desenvolvido pela Receita Federal em conjunto com os Estados. Na EFD – um arquivo eletrônico com dados da escrita fiscal da empresa – são apresentadas informações de documentos fiscais, apuração de imposto e inventário, entre outros.
De acordo com Kleberson Lima, a adesão ao projeto está sendo dividida em etapas devido ao volume de estabelecimentos e à necessidade de adaptação. Cerca de duas mil empresas alagoanas já utilizam a sistemática, valida para quase todo o País, com exceção de Pernambuco e do Distrito Federal, que possuem sistemas próprios.
“Além de proporcionar uma maior integração das administrações tributárias, a substituição dos livros em papel vai tornar a fiscalização mais ágil. Os principais benefícios são a confiabilidade das informações, que passam por programa validador, a facilidade de envio e a diminuição do impacto ambiental, com a economia de papel e a redução de custos com impressão”, expõe Kleberson.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração poderão fazer a contratação imediata sem a necessidade de desbloqueio de margem consignável
A transição para a MIT e as novas demandas da contabilidade
Para auxiliar os profissionais da contabilidade no momento da emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) de clientes que precisam desta comprovação, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferece uma cartilha gratuita
Notícias Empresariais
O patrimônio das entidades de Previdência Complementar registrou, em 2024, um montante de R$ 2,91 trilhões, o equivalente a 25% do PIB do Brasil
Veto gera insegurança jurídica e preocupações no mercado financeiro; Ministério sinaliza mudanças para esclarecer incidência de impostos.
Ação deve subsidiar políticas públicas na Previdência Complementar voltadas para as mulheres
Para o TST, a medida caracteriza conduta antissindical
Mecanismo foi regulamentado por reforma tributária
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional