Entenda os prazos, requisitos e mudanças previstas para o IR 2025, incluindo detalhes sobre rendimentos, deduções e transações via Pix.
Área do Cliente
Notícia
Junta Digital: mecanismo promete desburocratizar abertura de novas empresas
Novidade criada pela Junta Comercial do Amazonas (Jucea) pretende informatizar o cadastramento de pequenos, médios e grandes empreendimentos, diminuindo o tempo gasto
Um mecanismo promete desburocratizar a abertura de novas empresas no Amazonas. A “Junta Digital”, criada pela Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), pretende informatizar o cadastramento de pequenos, médios e grandes empreendimentos e fazer futuros empresários ganharem tempo.
O anúncio da plataforma aconteceu neste mês, sendo que a formalização no sistema já está disponível desde o dia 8 de setembro.
De acordo com o presidente da Jucea, Carlos Souza, anteriormente a pessoa interessada em abrir uma empresa precisava se dirigir à sede da Jucea com a documentação, no entanto, o processo durava em torno de três dias. A partir de agora, o empreendendor poderá agilizar o procedimento realizando o cadastro online, gerando economia ao órgão.
“A Jucea não pode ser um entrave para o governo, ela é a porta de entrada para a economia do Estado. Com apenas uma via de papel, será possível cadastrar uma empresa. Entendemos que se dificultarmos o acesso de abertura de empresas estaremos dificultando a vida financeira e econômica do Estado”, destacou Souza.
De acordo com a Jucea, após preencher um formulário, todas as informações serão enviadas automaticamente para o Banco de Dados da Assessoria Técnica da Jucea. Em seguida, o cidadão deverá somente imprimir uma via desse formulário e levar até à Jucea para formalizar fisicamente o pedido de abertura. A assessoria técnica da Jucea emitirá parecer sobre a solicitação em aproximadamente 45 minutos.
Souza ressaltou que outros órgãos como Prefeitura de Manaus, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Fazenda e Receita Federal, passam a ser interligados por meio do site.
Número de empresas sobe no AM
De acordo com a Jucea, o número de novas empresas criadas no Amazonas de janeiro até o mês de julho de 2015, foi maior que no mesmo período do ano passado. Segundo o órgão, nos primeiros sete meses deste ano, foram constituídas 3.371 novas empresas, enquanto em 2014 foram 3.110.
A arrecadação de receita do Estado com as novas empresas também apresentou evolução. No primeiro semestre de 2015 chegou a R$ 5,3 milhões, enquanto no mesmo período de 2014, ano em que a economia apresentava bons índices principalmente por conta da Copa do Mundo no Brasil, a arrecadação foi de R$ 4,7 milhões.
Notícias Técnicas
Os benefícios por incapacidade temporária representaram mais da metade dos processos julgados no ano passado
Contribuição pode ser feita de forma facultativa para garantir benefícios previdenciários.
O serviço pode ser acessado no portal do gov.br ou diretamente pelo aplicativo Meu INSS e a simulação é feita com a base de dados do INSS.
Suspensão só ocorre para quem usa cartão magnético; os que recebem em conta-corrente não precisam se preocupar
Notícias Empresariais
Mecanismo foi regulamentado por reforma tributária
Os resultados indicam que cerca de 20,6 milhões de famílias estão em extrema pobreza, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões em 2024
Forte alta do preço das carnes, aves e ovos, além dos reajustes do óleo de soja e do café, explicam impacto
Cinco primeiros trilionários podem surgir em uma década
Mudanças na gestão financeira e contábil para o setor da saúde
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional