Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas
Área do Cliente
Notícia
CE - Governo estadual vai reduzir alíquotas de autopeças, confecções e construção civil
´As medidas permitirão que essas atividades possam atuar no mercado com uma maior competitividade´, avalia o titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Logo após modificar a sistemática de tributação sobre o setor atacadista de medicamentos, o Governo do Estado definiu que os próximos setores a serem beneficiados com a política de desoneração fiscal são os de autopeças, confecção e construção civil. Desta vez, todos os produtos destas atividades terão redução do ICMS (Impostos sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), segundo adiantou ontem o secretário estadual da Fazenda, Mauro Benevides Filho.
Até o dia 17, a proposta para as novas alíquotas e simplificação da sistemática de tributação desses três setores será enviada pelo governo à Assembléia Legislativa para votação. ´As medidas permitirão que essas atividades possam atuar no mercado com uma maior competitividade´, avalia o titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Filho informa que as novas alíquotas, entretanto, só serão divulgadas no próximo dia 16 pelo governador Cid Gomes, por ocasião das comemorações do Dia do Comerciante.
Já uma outra medida do governo que também tem por princípio a desoneração fiscal deverá ser votada hoje pela Assembléia Legislativa. O Fundo de Desenvolvimento do Comércio Varejista (FDCV) permitirá um desconto, aos empreendedores cearenses do setor, de até 75% no pagamento do ICMS. A abertura de novas lojas ou ampliação das já existentes são as condições para que se possa ser concedido o benefício, que terá como critérios para a definição do desconto a geração de emprego, a localização do empreendimento, o valor do investimento, a responsabilidade social e a utilização do emissor de cupom fiscal (ECF).
Notícias Técnicas
Cashback, Imposto Seletivo, cesta isenta entram gradualmente em vigor
Número de processos sobre o assunto aumentou cerca de 20% em relação ao ano anterior
Os resultados indicam que cerca de 20,6 milhões de famílias estão em extrema pobreza, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões em 2024
Tensões geopolíticas, custos crescentes das mudanças climáticas e problemas de dívida não resolvidos colocam os mercados de trabalho sob pressão, afirma a Organização Internacional do Trabalho.
Notícias Empresariais
Mudanças na gestão financeira e contábil para o setor da saúde
Com forte alta na arrecadação e cortes em gastos, Governo Central registra déficit de 0,6% do PIB
Pesquisas serão divulgadas na quinta (16) e na sexta (17), às 10h
A ideia é que possíveis candidatos verifiquem seu grau de qualificação para a função antes de aplicar, reduzindo o número de candidaturas incompatíveis.
Haddad afirmou ainda que o governo vai editar uma MP para garantir que o Pix não será taxado e proibir diferenças de cobrança entre dinheiro vivo e Pix
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional