Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Paraná registra abertura de 200 empresas por dia

Do total de novas empresas abertas, 17.762 (32%) estão instaladas em Curitiba e região metropolitana.

Com a criação de 56.023 novas empresas no ano passado, o Paraná mantém o ritmo de abertura de 200 estabelecimentos produtivos por dia útil, dos quais 89,3% foram enquadrados como micro e pequenas empresas e 3,65% como empresas de pequeno porte. Esses números foram decisivos para a criação de 69.084 novos empregos, segundo Júlio Maito Filho, presidente da Junta Comercial do Paraná.

Do total de novas empresas abertas, 17.762 (32%) estão instaladas em Curitiba e região metropolitana. Os principais polos na criação de novas empresas foram: Londrina (4.080), Maringá (3.753), Ponta Grossa (3.133), Cascavel (2.280), Umuarama (1.510), Santo Antônio da Platina (1.311) e Foz do Iguaçu (1.103). Todas as cidades do interior tiveram aumento em relação à abertura de empresas registradas no ano anterior, com índices variando entre 3 e 16%.

Júlio Maito ressalta que dos novos estabelecimentos criados, o número maior está concentrado nas empresas de comércio e serviços, com aproximadamente 68% do total. “Nestas áreas, o destaque é para o setor de alimentação com 10%, seguido pelas atividades de indústria (8%), agricultura e agronegócio (5%), além de bom número de pequenas empresas na área de transporte e de educação.”

Para atender à demanda do segmento produtivo do Estado, com atendimento mais próximo e eficiente a empresários e contabilistas, a Junta Comercial, entidade vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, mantém 40 agências regionais. A partir de março, três postos de atendimento serão transformados em agência: Lapa, Santo Antônio do Sudoeste e Bela Vista do Paraíso. Estão em fase de conclusão projeto de ampliação de mais oito cidades, incluída Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba.

Para o presidente da Junta Comercial, a meta é que ninguém tenha que se deslocar mais de 50 quilômetros para chegar a uma das agências. “Comparando-se a população de Estados como São Paulo e Minas Gerais com o Paraná, o número de novos estabelecimentos produtivos coloca o nosso estado como líder na abertura de empresas. O Estado mais empreendedor do País”, afirma.

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores