Empreendedores podem retornar ao Simei e ao Simples Nacional regularizando on-line as pendências
Área do Cliente
Notícia
RN Natal - Prefeitura intensifica a cobrança de ISS e começa a notificar contribuintes inadimplentes
A informação é da secretária adjunta da Semut, Renata Sofia Pinho de Aquino Alves.
A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), vai notificar a partir da próxima semana, pelos Correios, os contribuintes que estão inadimplentes com o pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS), tanto aquele devido pela própria atividade, como nos casos do imposto retido e não recolhido. A informação é da secretária adjunta da Semut, Renata Sofia Pinho de Aquino Alves.
De acordo com a secretária, os devedores terão um prazo de 30 dias a partir do recebimento da notificação para regularizarem os seus débitos. Os que não o fizerem, poderão ser autuados e, neste caso, além do imposto será cobrada a multa por infração que corresponde a, no mínimo, 30% calculados sobre o imposto devido.
Na próxima semana começará a ser envida pelos Correios a notificação aos que já fizeram algum tipo de parcelamento com a Semut e estão inadimplentes com uma ou mais parcelas. Eles terão também prazo de 30 dias, a partir do recebimento da notificação e se não regularizarem a dívida terão o parcelamento desfeito, passando a arcar com a integralidade dos juros, correção monetária e multa contabilizada antes de contrair o benefício.
Renata Sofia deixou claro que ao executivo municipal não interessa a judicialização da cobrança de impostos. Por isso o programa de incentivos ao pagamento de dívidas do contribuinte com a Semut foi prorrogado até o fim de maio deste ano. Ela explicou que a medida visa dar mais prazo e conforto para o contribuinte quitar as dívidas presencialmente, vez que nos três primeiros meses do ano o atendimento fica mais demorado por causa do pagamento do Imposto Predial e territorial Urbano (IPTU).
A campanha facilita a regularização de débitos anteriores a 2014, com descontos de multas e juros de mora que podem chegar a 90% para quem pagar integralmente a dívida. Em caso de parcelamento, a primeira parcela não pode ser inferior a 10% do montante do débito, esclareceu a secretária adjunta.
De acordo ainda com Renata Sofia, as dívidas poderão ser parceladas em até 60 vezes e os descontos irão decrescer na medida em que o número de parcelas aumentar. Há a possibilidade de descontos e parcelamentos nos débitos com IPTU, ISS, Taxa de lixo, Taxa de Publicidade, Tarifas de Licença, entre outros tributos.
O contribuinte que desejar regularizar sua situação deve se dirigir a sede da Semut, localizada na Praça do Estudante, 90, Cidade Alta ou aos boxes de atendimento do órgão nas Centrais do Cidadão, no bairro do Alecrim e no Shopping Estação, na Zona Norte.
Notícias Técnicas
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está disponibilizando cartilha com o passo a passo para o preenchimento e envio da Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas para a entidade.
RGPS tem mais de 60,7 milhões de contribuintes
Novos valores já começam a ser pagos no próximo dia 27 de janeiro
Portaria dos ministérios da Previdência e da Fazenda estabelece valores de benefícios, incluindo os que excedem o piso. Teto das aposentadorias vai a R$ 8.157,41. Definidas também as alíquotas de contribuição
Notícias Empresariais
Especialistas comentam perspectivas para câmbio e se tendência deve permanecer
Impactos da Reforma Tributária vão além da tributação e exigem planejamento
Rui Costa defendeu esforço de comunicação contra fake news
Avaliação é do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV)
Estudo Engaja S/A aponta 51% dos brasileiros desmotivados no trabalho. Engajamento cresce no Nordeste (49%) e entre pais (50%). Benefícios e propósito são cruciais para engajamento no país
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional