Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
MP precisa de alterações
Para o tributarista Luiz Antônio Bala Minut, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Medida Provisória 449/2008 tem aspectos positivos e negativos.
Para o tributarista Luiz Antônio Bala Minut, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Medida Provisória 449/2008 tem aspectos positivos e negativos. Na parte "boa", segundo ele, vem resolver várias situações como, por exemplo, adequação da contabilidade das empresas com os padrões internacionais. E a parte negativa, diz respeito a compensação de pagamentos feitos pelas empresas no Imposto de Renda (IR).
A Lei 11.638, segundo ele, modificou toda a estrutura de contabilidade em relação a Lei 6.404, que trata das Sociedades Anônimas. No entanto, quando foi feita a Lei 11638/07 ficou faltando algo na parte fiscal que poderia gerar aumento de tributo para as empresas que estavam fazendo adequações as normas internacionais.
"Essa MP instituiu o Regime de Tributação de Transição (RTT) para que essas empresas pudessem se adequar as normas internacionais e não terem o impacto do aumento de imposto. Além disso, também concedeu perdão de dívidas fiscais e permitiu o parcelamento do débito em até 120 meses".
Na opinião do tributarista, a lei peca em um aspecto, ou seja, dificultou a compensação de tributos a maior para empresas que fazem pagamento do Imposto de Renda por estimativa. "A lei dificultou para essas empresas mas, como é lei, que se cumpra" frisou, acrescentando que os setores empresariais precisam fazer um esforço para não aprovar a lei do jeito que está. "É preciso fazer uma alteração nesse ponto para não prejudicar. As empresas que estão nesse regime terão dificuldades", disse, ressaltado que essas empresas poderão entrar com recursos na Receita Federal solicitando a restituição do que foi pago a mais. "Se o crédito existir, a Receita tem que fazer a devolução. Se você não pode compensar o tributo, tem direito a devolução do dinheiro pago"
Marcelo Bernardes
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.