As mudanças, que incluem a prorrogação do prazo de adaptação, foram estabelecidas pela resolução 224/24.
Área do Cliente
Notícia
Trabalho em local que armazena grande quantidade de pó de alumínio gera adicional de periculosidade
A 8ª Turma do TRT-MG decidiu que é devido o adicional de periculosidade ao trabalhador que, regularmente, acessa a área onde fica estocada grande quantidade de pó de alumínio, uma vez que o produto é considerado explosivo, segundo avaliação do per
A 8ª Turma do TRT-MG decidiu que é devido o adicional de periculosidade ao trabalhador que, regularmente, acessa a área onde fica estocada grande quantidade de pó de alumínio, uma vez que o produto é considerado explosivo, segundo avaliação do perito e informações do próprio fabricante.
Em defesa, a reclamada sustentou que o pó de alumínio não está enquadrado nas definições de explosivos nem nas atividades e operações perigosas previstas nas Normas Regulamentadoras NR-16 e NR-19, do Ministério do Trabalho e Emprego. Alegou a ré que o fato de se poder formar mistura explosiva e de estar o produto sob controle do Exército Brasileiro não implica necessariamente que ele seja caracterizado como explosivo.
Entretanto, o relator do recurso, juiz convocado José Marlon de Freitas, rejeitou esses argumentos, com base nos esclarecimentos do laudo pericial e na análise da legislação pertinente. O trabalho do perito encontra respaldo na NR-16, que define como perigosas as atividades executadas com explosivos sujeitos à ação de agentes exteriores, tais como calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos. Ainda de acordo com a NR-16, são definidos como área de risco os locais de armazenagem de produtos químicos utilizados na fabricação de misturas explosivas ou fogos de artifício.
Ao verificar a ficha de identificação de segurança elaborada pelo fabricante do pó de alumínio, o relator constatou que há possibilidade de explosão ou fogo sempre que o produto formar nuvem de pó dispersa no ar, entrar em contato com a água ou, ainda, quando suas partículas de pó entrarem em contato com outros óxidos de metal, como, por exemplo, a ferrugem. Por isso, o fabricante recomenda evitar a formação de poeira e utilizar vassoura com cerda natural ao invés de pás, que podem ocasionar faíscas e explosão. Como ficou comprovado que o reclamante adentrava áreas de armazenamento de 3.000 a 3.500 kg de pó de alumínio, a Turma concluiu que ele faz jus ao adicional de periculosidade.
( RO nº 00035-2008-137-03-00-2 )
Notícias Técnicas
A negativa da Sefaz-SP sobre créditos de ICMS para insumos intermediários confronta decisões do STJ e do TIT, gerando discussões jurídicas.
No mês, foram honradas dívidas de quatro estados e de três municípios
Proposta será enviada após eleições na Câmara e no Senado
A Fundação IFRS divulgou um compilado de notícias, eventos e outras informações sobre a IFRS para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), bem como atividades relacionadas às PMEs. Veja o conteúdo publicado na última quinta-feira (09).
Notícias Empresariais
Haddad afirmou ainda que o governo vai editar uma MP para garantir que o Pix não será taxado e proibir diferenças de cobrança entre dinheiro vivo e Pix
Constituição Federal determina a instituição de impostos sobre automotores como sendo de competência estadual
A declaração não é obrigatória, mas pode ser feita no IPRF
Déficit é o saldo negativo entre receitas e despesas do Tesouro e BC
Em 11 de novembro de 2024, a Coordenação-Geral de Fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados instaurou o processo de fiscalização nº 00261.006742/2024-53 em face da empresa para investigar o tratamento de dados biométricos de usuários no contexto do projeto World ID.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.