Entenda os prazos, requisitos e mudanças previstas para o IR 2025, incluindo detalhes sobre rendimentos, deduções e transações via Pix.
Área do Cliente
Notícia
Reconhecer habilidades é segredo para ter sucesso
Aliar conhecimento técnico sobre a área do empreendimento e identificação precisa de talentos dos envolvidos com o negócio
Maria Angélica de Moraes
Ter sucesso com uma empresa familiar muitas vezes requer diplomacia e conhecimento para administrar negócios e sentimentos no sentido de tornar o patrimônio mais sólido. Para o economista Fábio Bartolozzi Astrauskas, diretor da Siegen, empresa especializada em gestão empresarial com ênfase em sucessão familiar sediada em São Paulo, a primeira lição a ser aprendida por todos os envolvidos é que alguns terão talento, interesse e habilidade maiores para lidar com o tipo de empreendimento da família. "Fazer da empresa um local sério, de ganha pão de todos e não um cabide de empregos é um dos passos mais importantes para que ela tenha a produtividade e o crescimento desejados".
Segundo o economista, em geral as empresas familiares nascem pequenas a partir do esforço e participação de boa parte dos membros da família. "É natural que os limites casa-empresa se confundam. Porém, quando a empresa cresce e suas atividades se tornam mais complexas é importante separar bem a família da empresa", ressaltou Astrauskas. "A compreensão de valores não financeiros na tomada de decisão é um exemplo de aspectos positivos que a administração familiar pode contemplar. Por outro lado, a falta de formalidade e objetividade podem tornar a empresa incontrolável, principalmente em situações de crise".
Estas situações quase sempre resultam em perdas ou deslizes financeiros que são um reflexo de falhas de caráter operacional e gerencial. "Se a empresa não cuidou da operação e dos aspectos gerenciais ela terá reflexos na área financeira. Quase todos os problemas de uma empresa se refletem em sinais financeiros", observou o economista. Por isso contratar uma consultoria independente é uma das providências a ser tomada antes que a crise apareça, mas a partir do momento em que a empresa começa a se expandir. De acordo com Fábio Astrauskas, pequenas empresas que se tornam médias devem começar a buscar reforço em seus quadros administrativos.
Harmonia -
Sonho realizado - Para o empresário Celso Correa da Costa, proprietário da Dimel Iluminações em Cuiabá, trabalhar ao lado da esposa e dos filhos é a realização de um sonho. Ele abriu a empresa há 16 anos com a sobrinha, que hoje é secretária. Um ano depois a mulher assumiu o setor financeiro. Atualmente ele conta ainda com a participação dos três filhos em áreas diferentes, do estoque à entrega de produtos e vendas. "Eles foram escolhendo os locais onde iam trabalhar conforme as próprias aptidões".
Segundo Celso não há conflitos, desentendimentos ou qualquer desvantagem em agregar toda a família no negócio. "Assim todos têm segurança, estão por perto e o relacionamento é de inteira confiança. Dentro da empresa mantemos uma relação profissional e não levamos os problemas para fora dela, não deixamos que eles interfiram na conivência familiar".
Histórico - Fábio Astrauskas explicou que, a rigor, quase toda a empresa, em qualquer lugar do mundo, nasceu e cresceu familiar sob o ponto de vista do controle acionário. Com o passar dos anos e com o crescimento da empresa aos poucos vai se estabelecendo uma divisão clara entre controle acionário (dono) e gestão executiva (administração). "Na Europa e nos Estados Unidos, mesmo com diversas empresas negociadas em bolsa, o controle de boa parte delas está nas mãos de poucos grupos familiares. No entanto, a gestão cabe quase sempre a um grupo de executivos contratados e sem vínculo familiar. As empresas brasileiras ainda são muito jovens comparadas às européias e americanas. Daí o fato de ainda terem dificuldade para lidar com a sucessão familiar. Mesmo assim, temos vários exemplos das que que são bem sucedidas", finalizou.
Notícias Técnicas
Os benefícios por incapacidade temporária representaram mais da metade dos processos julgados no ano passado
Contribuição pode ser feita de forma facultativa para garantir benefícios previdenciários.
O serviço pode ser acessado no portal do gov.br ou diretamente pelo aplicativo Meu INSS e a simulação é feita com a base de dados do INSS.
Suspensão só ocorre para quem usa cartão magnético; os que recebem em conta-corrente não precisam se preocupar
Notícias Empresariais
Mecanismo foi regulamentado por reforma tributária
Os resultados indicam que cerca de 20,6 milhões de famílias estão em extrema pobreza, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões em 2024
Forte alta do preço das carnes, aves e ovos, além dos reajustes do óleo de soja e do café, explicam impacto
Cinco primeiros trilionários podem surgir em uma década
Mudanças na gestão financeira e contábil para o setor da saúde
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional