Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Multas obrigam profissionalização da Contabilidade
Mais de 65% das pequenas e médias empresas – PMEs brasileiras não recebem qualquer tipo de relatório ou consultoria de seu contador.
Mais de 65% das pequenas e médias empresas – PMEs brasileiras não recebem qualquer tipo de relatório ou consultoria de seu contador. É o que revela uma pesquisa recente divulgada pela consultoria Nibo, cujo objetivo é ajudar pessoas jurídicas a organizarem suas finanças e conectarem com seus contadores. O estudo aponta ainda que uma em cada três companhias já pagaram multas por conta da má comunicação com o serviço externo de contabilidade.
Mais de 20% das PMEs afirmaram que podem trocar de contador nos próximos seis meses. Uma das razões pode ser explicada pela ausência da proximidade entre o prestador de serviço e o gestor do negócio, independente do tamanho da companhia. Segundo o levantamento, 70% das organizações com menos de 50 funcionários não recebem qualquer tipo de relatório financeiro. Em entrevista a Revista Dedução, a vice-presidente de Marketing da Nibo, Sabrina Gallier, a falta de gestão estratégica é um dos principais entraves para o desenvolvimento das PMEs que devem buscar a melhora da comunicação com o setor contábil, sobretudo quando contam com terceiros para esse serviço.
Como o levantamento foi realizado?
Para realizar o estudo, o Nibo ouviu cerca de 300 gestores de pequenas e médias empresas espalhadas por todo o território nacional. As companhias que responderam a pesquisa com mais de 20 questões relacionadas à gestão financeira possuíam de um a mais de 100 colabores em seus quadros.
A pesquisa aponta que 67% das empresas não recebem nenhum relatório contábil de seu contador. Qual é sua opinião a respeito deste fato?
Com certeza é um fato que atrapalha – e muito – o desenvolvimento dos negócios. Em qualquer empresa, quanto mais dados para tomar decisões, melhor, como por exemplo, a hora certa para se fazer investimentos; o melhor financiamento para um projeto, entre outros. Todavia, para que os contadores consigam elaborar um relatório de qualidade, é fundamental que as empresas transmitam dados corretos. Inclusive, dois pontos chamam muita atenção nesse levantamento: a desorganização das empresas e o impacto negativo que isso gera em toda a contabilidade. Além disso, a pesquisa revela que empresas com mais de 50 colaboradores também registram ausência de relatórios, com um índice de 47% de respostas afirmativas. Do total de entrevistados, mais da metade afirmou não gostar do trabalho de seu contador.
Como está hoje a comunicação das PMEs com o setor contábil?
Na maioria das vezes, essa comunicação é bastante precária. A empresa que não prioriza a organização financeira envia dados parciais ou de baixa qualidade ao contador. Em retorno, o contador, que não consegue fazer milagres, também deixa de efetuar um trabalho de excelência.
Qual é o papel da Contabilidade para o sucesso da empresa?
Quando a Contabilidade está em ordem, o contador pode finalmente focar no que agrega valor: uma análise contábil e uma consultoria apropriada. Isso gera maior qualidade de informação para o empresário tomar decisões apropriadas.
Como deve ser feita uma adequada gestão financeira estratégica?
A gestão estratégica apropriada deve focar em três elementos básicos: processos, ferramentas e pessoas. Em processos, a empresa deve criar rotinas e uma metodologia consistente, as quais sejam entendidas e respeitadas por todos na empresa. Em ferramentas, é fundamental obter ajuda tecnológica, uma vez que a tecnologia certa trará maior produtividade para o departamento. E, por último, pessoas: neste quesito, é importante observar se os empregados estão em suas funções adequadas. Acredito que todos têm um papel importante na saúde financeira de uma organização. Por exemplo, ter pessoas de vários departamentos contribuindo com ideias para aumentar a receita em um mês fraco pode ser fundamental.
Em sua opinião, qual é a melhor escolha para as PMEs: a contabilidade própria ou terceirizada?
Os dois casos podem ser adequados. O que influenciará na decisão é a empresa. Costumamos dizer que se a empresa não tem capacidade de fazer o trabalho bem feito, isto é, contratar um bom contador, o ideal é terceirizar.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)