Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Fazenda detalha características dos regimes diferenciados e específicos em audiência pública no Senado
‘O sistema atual é complexo, caótico; a Reforma Tributária está aqui para simplificar’, destacou o diretor da SERT/MF, Daniel Loria
As particularidades dos regimes diferenciados e específicos no âmbito da Reforma Tributária foram detalhadas pelo diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (SERT/MF), Daniel Loria, nesta terça-feira (24/9), em audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.
“Uma coisa é o regime diferenciado, em que há um favorecimento por parte da Constituição; outra coisa é o regime específico, que requer regras próprias de tributação, não necessariamente favorecidas. Aí entra um pouco da decisão política”, apontou o diretor.
Os segmentos enquadrados na fatia de “regimes diferenciados”, portanto, contarão com impostos mais baixos. “Regime diferenciado é redutor de alíquota”, reforçou. Já os itens enquadrados nos regimes específicos serão aqueles com regras próprias de tributação, mas não necessariamente com tributação reduzida.
“Fizemos um trabalho técnico no Ministério da Fazenda quando enviamos o PLP 68/24. A cada item que estava na Constituição a gente se debruçou, criou um grupo técnico, chamou outros ministérios, os setores, para realmente identificar as operações dentro de cada setor que goza de uma alíquota reduzida ou regime específico”, relembrou Loria.
“O sistema tributário brasileiro atual é complexo, é caótico, ninguém nega isso, é consenso. A reforma está aqui para simplificar”, destacou. Ele detalhou que a reforma foi construída sob os pilares da concessão de crédito integral em todas as aquisições de insumos; a desoneração completa dos bens de capital; desoneração das exportações; isonomia entre importações e vendas locais; o mínimo de obrigações acessórias e o mínimo possível de alíquotas e tratamentos diferenciados.
Diferenciados
O PLP 68/24 traz, entre os regimes diferenciados, um grupo de 18 profissões regulamentadas fiscalizadas por conselhos que contarão com redução das alíquotas em 30%. Já entre as operações com redução de 60% estão, por exemplo, medicamentos; dispositivos médicos; dispositivos de acessibilidade; produtos in natura; insumos agropecuários e aquícolas; produções nacionais artísticas, culturais, de eventos, jornalísticas e audiovisuais; atividades desportivas, entre outras.
Os regimes diferenciados com alíquota reduzida a zero englobam, entre outros, produtos de cuidados básicos à saúde menstrual e serviços prestados por Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) sem fins lucrativos. Alguns segmentos contemplados com redução, em geral, de 60% da alíquota poderão contar com alíquota zero, no caso de compras públicas, como nas operações envolvendo dispositivos médicos, dispositivos de acessibilidade e medicamentos. Além disso, determinados dispositivos e medicamentos terão suas alíquotas reduzidas a zero, independentemente de quem os adquira.
Específicos
Já os regimes específicos englobam 12 atividades: combustíveis; serviços financeiros; planos de assistência à saúde; concursos de prognósticos; bens imóveis; cooperativas; bares e restaurantes; hotelaria e parques de diversão e temáticos; transporte coletivo de passageiros; agências de viagens e de turismo; Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs); além de tratados internacionais.
“Por que chamamos de diferenciados, de um lado, e específicos, do outro? Os específicos nasceram para aqueles setores que não se encaixam muito bem como uma atividade produtiva ‘normal’, vamos dizer assim, para o qual o IVA foi pensado”, explicou Daniel Loria. Ao exemplificar essas peculiaridades, ele citou, entre outros, os serviços financeiros (que às vezes são remunerados com tarifa e comissão, mas em outras vezes são remunerados pela margem nas operações, os spreads) e os planos de saúde (que atuam como intermediários na relação entre contratante e prestador de saúde).
Audiência
A audiência pública contou com participações de representantes de entidades de diversos setores, como a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), entre outros.
Confira material da SERT/MF sobre regimes diferenciados e específicos no âmbito da Reforma Tributária apresentado na audiência pública da CAE do Senado desta terça-feira.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)